Vídeos


Quando Sinto que Já Sei


Haveria algo de errado com o modelo de escolas existente no Brasil dos dias de hoje? Este documentário mostra que sim e, além disso, mostra que temos muito o que aprender com nossas crianças, pois elas são pessoas ativas, dinâmicas e interessadas. O papel da escola não deveria ser o de padronizá-las ou patologizá-las, mas sim incentivá-las a produzir conhecimento através da liberdade e da brincadeira.




Maioria Oprimida


Você já parou pra pensar que fatores mantém comportamentos opressores entre diferentes grupos na nossa sociedade? O curta francês, intitulado de Maioria Oprimida, traz uma excelente reflexão sobre o assunto. 
Afinal, como seria a nossa sociedade se as mulheres assumissem posturas tipicamente masculinas?
Assista e impressione-se!




Ilha das Flores

O premiadíssimo curta-metragem de Jorge Furtado apresenta de forma ácida e com uma linguagem acessível, como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O filme é impressionante e convida o telespectador a refletir criticamente sobre a realidade política do país em que vivemos. Confira!




Entrevista com a pediatra Ana Maria Moysés sobre o TDAH


Ana Maria Moysés, pediatra e especialista no tema TDAH, esclarece algumas dúvidas comuns sobre o assunto em entrevista à Globo News.




Entrevista com William Baum


O autor do livro Compreender o Behaviorismo conta como se inspirou para explicar o Behaviorismo de Skinner em linguagem mais simples e sobre seu interesse pela evolução cultural. Uma entrevista excelente e exclusiva, disponibilizada pelo canal do UniCeub.




Criança: a alma do negócio


Este é um importante documentário que fala sobre o excesso de propagandas na vida das crianças, sobre consumo compulsivo e manipulação de condutas que interferem ativamente a vida dos pequenos. Assim, pode-se dizer que o ato de comprar, se portar com uma determinada conduta semi-adulta de escolha e/ou usar um produto de determinada marca tenta substituir o lugar do “brincar”.




Entenda um pouco mais sobre depressão



O vídeo "I had a black dog - depression" explica de forma sutil, os padrões de comportamento (sentimentos, ações e pensamentos) que são frequentes na vida de uma pessoa em estado de depressão. Por fim, apresenta soluções relevantes para aqueles que têm a tristeza como sua maior companheira do dia a dia.






Uma Lição de Discrminação


Esse vídeo apresenta um fantástico experimento feito em uma escola na França. Ele coloca em prática o conceito de discriminação em grupos e facilita a compreensão das crianças sobre o que sente uma pessoa vítima de exclusão social. Mesmo sendo um pouco longo, vale a pena reservar um tempinho e assisti-lo na íntegra. É excelente!



Último discurso de B. F. Skinner


Poucos dias antes de morrer, B. F. Skinner apresenta um emocionante discurso sobre a Psicologia e recebe um prêmio importante da American Psychological Association. 



John Watson - Teoria do Behaviorismo



Um vídeo simples e muito explicativo a respeito da teoria behaviorista. Bem legal para quem está entrando agora para o clube dos "behecas"!




Condicionamento Operante



Esse vídeo apresenta, de forma clara, o próprio Skinner condicionando suas cobaias com reforço positivo e outros excelentes exemplos do nosso cotidiano.





Vídeo de abertura das Olimpíadas de Análise do Comportamento - UFG.



"Nunca evitem as tarefas árduas da ciência. Estudem, comparem, acumulem fatos, (...) Nunca pensem que vocês sabem tudo. Não importa quão alto seja seu conceito, tenham sempre a coragem de dizer a si mesmos: 'Eu sou ignorante'" (Pavlov, carta à juventude). 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Extinção

Como fazer uma boa Análise Funcional

O Comportamento Verbal