Sobre o Blog


Por que o nome "Behaviorista em Ação"?
A palavra "behaviorismo" vem da palavra inglesa "behavior", que significa comportamento. O Behaviorismo Radical consiste na filosofia da ciência chamada Análise do Comportamento, uma das abordagens mais fortes da Psicologia da atualidade. O conteúdo deste blog tem como base os conteúdos behavioristas referentes à intervenções clínicas da psicologia comportamental e, além disso, também se utiliza de experimentos acadêmicos, que fornecem a tecnologia utilizada nas intervenções aplicadas.




Para quem este blog está destinado?
Este blog foi criado no intuito de difundir o estudo da Análise do Comportamento com o foco na aplicação clínica, entre alunos e profissionais da área. Além disso, compartilhar técnicas de intervenção comportamentais, análises funcionais de estudos de caso, dinâmicas, atividades lúdicas e várias outras técnicas voltadas para todo o tipo de público. 
Porém, desde a sua criação, grande parte dos seguidores do blog e dos e-mails que recebo, são de pais, mães e membros da sociedade como um todo que se interessam pelos conteúdos aqui apresentados. Por isso, desde então, passei a postar conteúdos também voltados para essas pessoas, que buscam na psicologia respostas para questões cotidianas.
Ademais, este blog também dispõe de conteúdos referentes à áreas afins tais como, Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, entre outros; promovendo diálogos, críticas construtivas e o bom humor acima de tudo!

Por que a terapia analítico-comportamental?



A história da Psicologia possui uma trajetória longa e conturbada, que passa por diversas áreas do conhecimento, tais como a Filosofia, Fisiologia, Biologia, Medicina, entre outras. Assim, o estudo de conteúdos psicológicos apresenta certa indefinição quanto ao seu objeto de estudo, o qual se modifica entre as diferentes abordagens. Seria a mente, o cérebro, o comportamento o que de fato os psicólogos estudam?
Neste percurso, a busca por uma ciência própria, que esclarecesse peculiaridades dos comportamentos com conceitos precisos, coerentes e pragmáticos foi constante, até o surgimento do Behaviorismo Radical, fundado por B. F. Skinner, em 1945.
Com esta ciência, entendemos que problemas psicológicos são comportamentos aprendidos de maneira inadequada, ou seja, proporcionam sofrimento à pessoa que procura atendimento. E como isso acontece? Será justamente o que vai ser explicado paulatinamente nas postagens desse Blog, com a colaboração de nossos seguidores, claro!




A terapia analítico-comportamental é uma abordagem prática, científica e que foca na resolução de problemas com a participação ativa do cliente. Dessa forma, o tratamento consiste na aprendizagem de comportamentos mais adaptativos, dando ferramentas ao cliente para a resolução de seus próprios problemas.
Nosso propósito é esclarecer mitos, trazer discussões construtivas, apresentar técnicas inovadoras e cientificamente testadas, apresentar conteúdos ricos sobre os mais variados temas humanos e por fim, mostrar que a Análise do Comportamento é legal, eficaz e que vai muito além dos ratinhos de laboratório! 

Para mais informações sobre a terapia analítico-comportamental visite site profissional de Maíra Matos Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Extinção

Como fazer uma boa Análise Funcional

O Comportamento Verbal