Livros e Filmes

Comportamentos Antissociais e Reações Emocionais
Filme: Léolo
Diretor:  Jean-Claude Lauzon
Ano: 1992

Com uma família que apresenta comportamentos bastante atípicos, o filme Léolo apresenta personagens com histórias bastante peculiares. Dentro do contexto em que estão inseridas, tais pessoas, desenvolvem comportamentos que são insanos e adaptativos ao mesmo tempo. Léolo, o personagem principal, é cada vez mais afundado nesta loucura. Mas através da liberdade e da imaginação, consegue viver uma vida dentro de si mesmo.

Onde encontrar? Clique aqui.




Comportamento Consumista e Relações Sociais - Literatura Infantil
Livro: Nadistas & Tudistas
Autores: Doc Comparato e Patrícia Gwinner

Após as guerras e lutas terríveis arranjadas pelos homens, que quase destruíram o planeta e a humanidade, sobreviveram dois povos muito distintos em comportamento, os Nadistas e os Tudistas.
O livro aborda questões filosóficas sobre a situação atual da humanidade que se depara com um consumismo extremo e a rivalidade de grupos que não se comunicam por causa de suas diferenças. Excelente para trabalhar com o público infanto-juvenil na psicoterapia.

Disponível neste link.





Modelos Comportamentais de Atuação Clínica
Livro: Terapia Analítico-Comportamental
Autores: Sonia Meyer, Alessandra Villas-Bôas, Ana Franceschini, Claudia Oshiro, Marcia Kemeyama, Patrícia Rossi e Victor Mangabeira.
Editora: Núcleo Paradigma

Para terapeutas que nunca param de estudar, este livro traz estudos de caso completos e intervenções ajudam qualquer profissional que gosta de analisar sempre outras formas de atuação. Obra produzida em conjunto por alguns dos principais analistas do comportamento clínicos do Brasil.

Para obter o livro basta clicar aqui.








Comportamentos Antissociais e/ou Psicopatas
Filme: Precisamos Falar sobre Kevin
Diretor: Lynn Ramsay
Ano: 2012
Eva é uma mãe dedicada, mas seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer. O filme aborda temas relacionados a educação infantil e comportamento psicopata. Incentiva a reflexão de como padrões violentos de comportamento, que para muitos são incompreensíveis, podem ser reforçados minuciosamente ao longo da vida.


Onde encontrar? Clique aqui. 




Comportamento em Grupo e Reforço Social
Filme: A Corrente do Bem
Diretor: Mimi Leder
Ano: 2000
Um professor de estudos sociais resolve pedir um trabalho aos seus alunos com uma proposta que supostamente mudaria o mundo. Um dos alunos de sua turma, Trevor, propõe uma série de comportamentos sociais, que ele chama de "corrente do bem" onde cada pessoa faria um favor a outras três e estas também fariam a mesma coisa, sem pedir nada em troca. Os resultados são surpreendentes e nos faz refletir sobre o poder do comportamento em grupo e do reforço social.

Onde encontrar? Clique aqui. 




Comportamento, política e cultura
Filme: Quanto vale ou é por quilo?
Diretor: Sérgio Bianchi
Ano: 2005

O filme apresenta uma inteligente analogia de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais.
No contexto social em que o Brasil se encontra na atualidade, muitas questões sobre nossa sociedade têm surgido, além de debates entre diferentes pontos de vista bastante presentes nas redes sociais. Com isso, cabe a nós, profissionais da saúde e cientistas sociais, buscar ferramentas para desenvolver reflexões e questionamentos críticos sobre as práticas que nos cercam. 

Com um humor afinado, Quanto Vale ou É Por Quilo? mostra como algumas práticas culturais segregadoras e gananciosas se mantêm em um contexto onde consequências punitivas não existem. 

Onde encontrar? Clique aqui.



Política e Práticas Culturais
Filme: Machuca
Diretor: Andres Wood
Ano: 2004

O filme Machuca se passa no Chile, 1973, ano em que a sociedade chilena passa pela violenta transição de Allende para Pinochet. A história retrata a amizade de duas crianças de diferentes classes sociais, que se deparam com duas realidades opostas. Percebem que seus mundos são separados por uma muralha invisível, a qual alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa. 

Pedro Machuca e Gonzalo Infante, descobrem uma amizade plena de descobertas e surpresas e, com isso, conduzem ao telespectador uma série de reflexões importantes e extremamente atuais, diante das questões políticas que o Brasil enfrenta nos dias de hoje.


Onde encontrar? Clique aqui.




Psicoterapia Infantil
Livro: Estudos de Caso em Psicologia Clínica Comportamental Infantil - volumes 1 e 2
Autora (org.): Edwiges Ferreira M. Silvares
Editora: Papirus

As duas edições dos livros organizados por Edwiges Silvares apresentam uma série de artigos com base em dados clínicos da psicoterapia infantil. Temas como enurese noturna, timidez, agressividade, TDAH e TOC na infância, são exemplos de conteúdos apresentados por diversos autores como, por exemplo, Martha Hubner, Sônia Meyer e muito mais.

Onde encontrar? Clique aqui.
Para exemplares com preços mais em conta, não deixe de buscar por diversos títulos no site da Estante Virtual, no qual reúne a maior rede de sebos do Brasil.




Literatura Infantil
Livro: Chapeuzinho Amarelo
Editora: José Olypio
Autor: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo

Chapeuzinho Amarelo tinha medo de tudo e, com isso, não fazia quase nada. Ao enfrentar os seus medos, Chapeuzinho Amarelo encontra uma divertida forma de lidar com eles e descobre a alegria de viver. Com a sensibilidade das palavras de Chico Buarque e a criativa ilustração de Ziraldo, o livro aborda um tema recorrente nos consultórios psicológicos. Uma excelente ferramenta para trabalhar com crianças que apresentam este tipo de demanda.

Onde encontrar? Clique aqui.




Pedagogia Francesa
Filme documentário: Ser e Ter
Diretor: Nicholas Philibert
Ano: 2002

A fim de conhecer diferentes tipos de pedagogia, o documentário Ser e Ter apresenta um tipo de modelo escolar comum no interior da França, em que crianças de várias idades - de quatro a dez anos - dividem a mesma sala de aula, sob a orientação de um mesmo professor, criando, assim, um ambiente lúdico bem diferente do que se tem nas salas de aula convencionais. A filosofia apresentada pela instituição abarca questões bem mais amplas do que apenas conteúdos curriculares, as crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências com liberdade.

Onde encontrar? Clique aqui. Ou assista diretamente pelo YouTube.




Educação Infantil
Livro:Crianças Francesas não Fazem Manha
Editora: Fontanar
Autora: Pamela Druckerman

A jornalista Pamela Druckerman ao sair dos Estado Unidos para morar em Paris, identificou uma diferença cultural gritante entre os comportamentos de crianças francesas e americanas. Afinal, as crianças francesas costumam ser menos ansiosas e mais bem comportadas em qualquer ambiente que seja, quando comparadas com as crianças estadunidenses (cultura que se assemelha com a dos brasileiros em vários aspectos). Intrigada com esta percepção, a jornalista resolveu investigar o que estava por trás da polidez infantil francesa e identificou fatores culturais importantes na educação dos filhos que facilitam o desenvolvimento de habilidades como esperar, escutar, prestar atenção, brincar e muito mais. O texto evidencia a importância que uma estimulação adequada tem no desenvolvimento de uma criança e dá ótimas dicas para pais e psicólogos infantis. 

Onde encontrar? Clique aqui.




Esquizofrenia e alucinações
Filme: A Menina no País das Maravilhas
Diretor: Daniel Barnz
Ano: 2008

O filme apresenta uma personagem com padrões de comportamentos atípicos na sociedade, tais como alucinações e manias,  e por isso enfrenta forte rejeição dos colegas. Os pais da menina sofrem ao perceber essas inadequações e lutam para compreender a filha e estimulá-la da maneira mais eficiente.
Onde encontrar? Clique aqui.






Filosofia
Livro: O Livro da Filosofia
Editora: Globo
Autores: Will Buckingham, Douglas Burnham, Clive Hill, Peter J. King, John Marebbon, Marcus, Weeks e outros.

O segredo de um bom terapeuta vai além do conhecimento técnico e científico. Para desenvolver a habilidade de questionar, nada melhor do que exercitar o pensamento filosófico, com os mais diversos tipos de questionamento sobre o mundo. A filosofia tem como objetivo o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à linguagem e entre outros. “O livro da filosofia traz uma coleção de ideias fundamentais para um mergulho no pensamento filosófico”.  Delicie-se!
Onde encontrar? Clique aqui. 
Confira também outras versões, como O Livro da Psicologia, da Política e o da Economia.




Transtornos do Espectro Autista
Filme: Mary e Max
Diretor: Adam Elliot
Ano: 2009
A tocante história de Mary e Max apresenta a amizade entre duas pessoas bem diferentes, que aprendem a respeitar suas limitações. Max possui um repertório comportamental peculiar, típico de pessoas ditas com Síndrome de Asperger, e Mary aprende a lidar com as dificuldades do amigo à medida que vão se conhecendo melhor. Separados por dois continentes, eles continuam se correspondendo por cartas ao longo de 20 anos, compartilhando segredos, dúvidas, ansiedades e uma incrível visão do que é mundo ao seu redor.


Onde encontrar? Clique aqui.


Síndrome de Down e Terapia Familiar
Filme: O Oitavo Dia
Diretor: Jaco Van Dormael
Ano: 1996
Georges, um rapaz portador de Síndorme de Down, apresenta uma nova visão de mundo a Harry, um empresário de sucesso, infeliz em sua vida familiar. A história, de forma fantástica, apresenta uma perspectiva importante sobre os portadores de necessidades especiais e apresenta a construção de uma maravilhosa amizade entre pessoas tão diferentes, porém sábias, cada qual a sua maneira.


Onde encontrar? Clique aqui.



Controle Aversivo
Filme: Preciosa
Ano: 2009
Claireece "Preciosa" Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. Diante de tantas punições, Preciosa apresenta uma série de inabilidades sociais e acadêmicas, além de autoestima baixa. O filme favorece uma boa análise de comportamentos mantidos sob controle aversivo.
Onde encontrar? Clique aqui.



Introdução à Filosofia e conhecimentos gerais
Livro: O Mundo de Sofia
Editora: Cia. das Letras
Autor: Jostein Gaarder
Categoria: Filosofia
Em correspondência com um misterioso major que faz perguntas filosóficas, Sofia descobre o maravilhoso mundo da Filosofia e aprende coisas sobre si mesma, sobre o mundo e sobre a vida. De maneira leve, porém intensa, o livro faz uma excelente introdução ao conteúdo dos mais importantes filósofos da história. Ótima leitura para quem quer desenvolver habilidades de questionamento na psicoterapia e bom para indicar para o público adolescente que busca compreender questões complexas da humanidade.
Onde encontrar? Clique aqui.


Padrões de comportamentos inadequados e/ou pouco adaptativos
Livro: TDAH nas escolas – estratégias de avaliação e intervenção
Editora: M. Books.
Autores: George J. DuPaul e Gary Stoner
Categoria: Psicologia e Pedagogia
Em uma visão multidisciplinar o livro apresenta de forma científica, dados importantes sobre o padrão de comportamento que atualmente é conhecido como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Com estratégias comportamentais, o livro apresenta mecanismos de avaliação e intervenção para comportamentos de crianças ditas “problemáticas” nas escolas. 
Onde encontrar? Clique aqui.



Comportamento verbal, aprendizagem operante e isolamento social
Filme: Nell
Diretor: Michael Apted
Ano: 1994
Criada pela mão paralítica, Nell vive, até os 30 anos, em total isolamento social. Após a morte da mãe, Nell desperta o interesse do Dr. Lovell e da doutora Paula, psicóloga que insiste em adequá-la à realidade. Mas será certo civilizar uma pessoa selvagem, sem que ela deseje realmente isso? Vivendo completamente isolada, Nell desenvolveu uma linguagem própria. Por isso, ela só consegue comunicar-se através da dança, da mímica e de um conjunto de expressões bem particulares. a trama permite a discussão de conceitos referentes ao comportamento verbal, possibilitando a compreensão de como o "falar" é aprendido por condicionamento operante e de como cada resposta adquire função no ambiente.
Onde encontrar? Clique aqui.





Treino parental, terapia infantil e familiar
Livro: Eduque com Carinho
Autora: Lídia Weber
Editora: Juruá
Categoria: Psicologia
A Analista do Comportamento, Lídia Weber, ensina a partir de dados científicos, princípios comportamentais que regem o comportamento das crianças e adolescentes e traduz de forma bem humorada termos técnicos da Psicologia, mostrando aos pais que há equilíbrio entre amor e limites. O livro Eduque com Carinho traz reflexões, histórias interessantes,  exercícios para treinamento de certos comportamentos e atitudes essenciais, humor e poesia, e os 12 princípios da educação positiva embasados em pesquisas científicas.
Onde encontrar? Clique aqui.



Cultura, reforço social e práticas culturais
Filme: O Senhor das Moscas
Diretor: Harry Hook
Ano: 1990

Perdido em uma ilha deserta, um grupo de meninos luta pela sobrevivência e ao interagirem entre si, sem normas sociais, os meninos começam a disputar por poder. Essa poderosa mudança de comportamentos transforma garotos normais em assassinos primitivos, iniciando uma batalha devastadora do bem contra o mal e trazendo à baila a perturbadora metáfora do selvagem que há dentro de todos nós. Fantástica história que permite ampla compreensão de comportamentos sociais e práticas culturais.
Onde encontrar? Clique aqui.



Cultura, práticas culturais e Antropologia
Livro: Vacas, Porcos, Guerras e Bruxas: os enigmas da cultura
Autor: Marvin Harris`
Editora: Civilização Brasileira
Categoria: Antropologia
Por que razão as mais diversas culturas humanas, através dos séculos, assumem tabus os mais estranhos e inexplicáveis, tais como horror às carnes de vaca ou de porco, crença em práticas demoníacas, de feitiçaria, magia negra, estranhas práticas sexuais, etc? Marvin Harris - professor catedrático de Antropologia na Universidade de Colúmbia, autor de seis livros de ciência antropológica - responde "Vacas, Porcos, Guerras e Bruxas" a todas essas perguntas, situando-as em seus devidos contextos ecológicos, econômicos e sociais, em posição decididamente contrária ao culto da irracionalidade da atual contracultura, num veemente apelo à consciência objetiva e a um engajamento político racional, demonstrando como são claros esses enigmas da cultura.
Onde encontrar? Clique aqui. 
Há também unidades semi-novas à venda em sebos, confira aqui.




Comportamentos inadequados socialmente
Livro: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Editora:  L&PM Editores
Categoria:  Literatura Brasileira
No livro O Alienista, Machado de Assis conta de forma bem humorada a história de Simão Bacamarte, um psiquiatra que decide se aventurar na compreensão dos comportamentos ditos como loucura. O livro, escrito no século XIX, indica que a incompreensão das peculiaridades do comportamento humano não é característica da atualidade, e reflete um desejo generalizado pela busca desse tipo de conhecimento. Um romance curto, divertido e com toda a genialidade linguística do maior e mais consagrado autor da literatura brasileira.
Onde encontrar? Clique aqui. 
Existe também uma fantástica versão em quadrinhos, confira aqui!




Religião e Ciência
Livro: Conversa Sobre a Fé e a Ciência
Autores: Waldemar Falcão; Frei Betto e Marcelo Gleiser.
Editora: Nova Fronteira
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Filosofia
O livro “Conversa sobre a fé e a ciência” apresenta uma riquíssima discussão entre Frei Betto, um renomado e intelectual Frade dominicano, e Marcelo Gleiser, um dos mais influentes físicos brasileiros da atualidade. Ambos "conduzem um diálogo franco e transparente, permeado pela simplicidade e surpreendentemente harmônico sobre questões que muitas vezes nos parecem dissonantes”.
Onde encontrar? Clique aqui.


Filogenia e Seleção Natural
Livro: O Animal Moral
Autor: Robert Wright
Editora: Campus
Categoria: Psicologia
Conduzindo uma analogia entre a história de vida de Charles Darwin e a teoria da evolução, o livro “O Animal Moral” apresenta uma fascinante explicação do comportamento humano em nível filogenético, mostrando ao leitor o valor de sobrevivência de cada ação dos organismos na Terra. Além disso, mostra diversos estudos da Psicologia Evolucionista e como autores neo-darwinistas deram prosseguimento à teoria da evolução com recentes descobertas a respeito da seleção natural.
Onde encontrar? Clique aqui.
  

Terapia Familiar
Filme: Bem-vindo à Casa de Bonecas
Diretor: Todd Solondz
Ano: 1995
"Bem-vindo à Casa de Bonecas" é um retrato cáustico e cruel do isolamento social a que os indivíduos que não se encaixam nos padrões ditos "normais" são submetidos, além de ser uma demolidora visão da típica família norte-americana dos anos 80. Humor negro e drama em um dos filmes mais emblemáticos do novo cinema americano. 
A história apresenta o tratamento diferenciado da mãe com as irmãs, o que gera competição fraternal. Além disso, deixa claro o papel do reforço social e a importância que ele exerce da construção da auto-estima.
Onde encontrar? Clique aqui.


Motivação e Operação Estabelecedora
Filme: À procura da Felicidade
Diretora: Gabriele Muccino
Ano: 2006
Chris Garner, um vendedor que vive no limite da linha da pobreza e tem que criar sozinho o filho de 5 anos, arruma um estágio sem remuneração em um programa ultra-competitivo de analista financeiro e, enfrentando enormes dificuldades para sobreviver, dá a volta por cima para se tornar uma lenda em Wall Street.
Sob condições de privação e estimulação aversiva, o protagonista apresenta alta motivação para comportamentos que promovem a sobrevivência de sua família.
Onde encontrar? Clique aqui.
  

Behaviorismo e Condicionamento Respondente
Filme: Laranja Mecânica
Diretor: Stanley Kubrick
Ano: 1971
Ambientado numa Inglaterra num futuro indeterminado, o filme mostra a vida de um jovem, chamado Alex, cujos gostos variam de música clássica (Beethoven), a estupro e ultraviolência. Ele é o líder de uma gangue de arruaceiros, aos quais se refere como "druguis". Ao ser preso, Alex passa por um tipo “novo” de tratamento, baseado em condicionamento respondente.
O filme apresenta uma crítica ao Behaviorismo Metodológico de Watson, versão anterior ao Behaviorismo Radical de Skinner.
Onde encontrar? Clique aqui.
Veja um interessante artigo, com uma análise comportamental do filme no livro “Skinner vai ao Cinema”, disponível aqui.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Extinção

Como fazer uma boa Análise Funcional

O Comportamento Verbal