A Blogueira


Maíra Matos Costa é formada em Psicologia pelo UniCeub, no ano de 2008. 
É Psicóloga Clínica e atende em consultório particular (Brasília - DF). O foco de suas intervenções é múltiplo, abarcando todos os públicos, tais como, adulto individual, casal, adolescente, infantil, família, terapia sexual, terapia de grupo, entre outros. 


É especialista em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental, pelo Instituto São Paulo de Análise do Comportamento, INSPAC, e atuou como professora do curso de pós-graduação da mesma instituição por alguns anos.
Possui mestrado em Ciências do Comportamento, pela Universidade de Brasília, no ano de 2010.
A psicóloga apresenta palestras sobre os mais diversos temas relacionados ao comportamento humano e a relação deste com a sociedade. Os conteúdos abordados trazem sempre questionamentos filosóficos sobre a nossa relação com o mundo, promovendo autoconhecimento e amadurecimento de habilidades necessárias para lidar com as dificuldades da vida como um todo.
website: psicoterapiabrasilia.com
Trabalhos e palestras realizados pela psicóloga


"Psicoterapia solidária - um horário para o mundo"
Projeto que visa ampliar o alcance da psicoterapia para pessoas de todas as classes sociais
Iniciado em junho de 2015, o projeto conseguiu encaminhar mais de 200 pacientes à terapeutas solidários em todo o Brasil. O "Psicoterapia Solidária" consiste em um projeto que incentiva psicólogos experientes a abrirem um horário em suas agendas a preços simbólicos, ampliando o acesso da população a este tipo de atendimento, que ainda é escasso nas políticas públicas do Brasil. A campanha realizada no blog, não está mais em andamento, mas quem tiver interesse pode entrar em contato com a blogueira pelo e-mail mairamatoscosta@gmail.com.




"Meus pais se separaram"
Grupo de terapia para crianças de pais divorciados
Projeto que visa promover a interação social das crianças que muitas vezes se isolam no contexto de divórcio dos pais. Nos encontros são realizadas dinâmicas e atividades lúdicas que enriquecem estratégias de enfrentamento e promovem autonomia nas crianças e jovens. As crianças desenvolvem o autoconhecimento e a autoestima, deixando mais leve este momento tão marcante na vida de todos os familiares.





"Amor se ensina em casa"
Palestra sobre educação positiva para pais de crianças em situação de risco

A palestra, realizada na OSCIP Rede pela Paz, Goiânia - GO, apresentou técnicas como o reforço, comunicação assertiva, problemas gerados pela punição em excesso, entre outros. Além disso, a psicóloga distribuiu uma cartilha explicativa sobre técnicas eficazes para a educação infantil do cotidiano. 



"Compulsão Alimentar e Autocontrole"
Palestra realizada no INSPAC sobre técnicas de autocontrole na alimentação

Junto ao professor Antônio Isidro, um dos maiores nomes da psicoterapia brasiliense, esclareceu como acontece este tipo de compulsão e quais são as maneiras mais eficientes para lidar com esse tipo de demanda no consultório. Para acessar os slides do evento na íntegra clique aqui.





Para mais informações acesse: Maíra Matos Costa - Psicóloga Clínica
Ou escreva para: mairamatoscosta@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Extinção

Como fazer uma boa Análise Funcional

O Comportamento Verbal